Clínica COB - Quadra 715/915 - Cj. A - Bloco D – Ed. Pacini (Térreo e 1o subsolo) – Asa Sul - Brasília DF (61) 3346-8470
 
 
     
  Halux valgo (JOANETES)  
   
     
  O termo hálux valgus ou hálux valgo deriva do latim , onde hálux significa o dedo grande do pé (dedão) e valgo é a denominação para a posição do dedo em relação ao eixo do pé (afasta-se para fora). Esta é a patologia mais comum que ocorre nos pés dos adultos (cerca de 30 % da população moderna possui algum grau de deformidade), acometendo principalmente as mulheres que utilizam calçados de salto alto e bico fino (triangular). É cerca de 10 a 15 vezes mais comum nas mulheres do que nos homens !

A principal característica desta patologia é a formação de uma saliência óssea na articulação metatarsofalângeana do hálux (articulação entre o dedão e o 1o metatarso – osso longo que liga o dedo à parte central dos pés). Ela ocorre quando o dedão sofre um desvio lateral na direção do segundo dedo .
 
     
   
     
  O joanete aparece não porque uma nova estrutura óssea tenha crescido, mas porque houve um desalinhamento entre os ossos e articulações dos dedos dos pés. Com a evolução do quadro, o dedo maior pode empurrar, sobrepor-se ou colocar-se debaixo dos outros dedos. Como consequência, a distribuição do peso nos pés fica comprometida, o que pode prejudicar várias articulações do corpo.
 
     
   
     
 

Existem outros fatores que contribuem para o surgimento do hálux valgo como: artrite reumatóide, gota ou outras doenças reumatológicas; fatores genéticos (hereditariedade, pés planos, frouxidão ligamentar familiar, etc..) e alterações neurológicas.

O paciente com joanete apresenta uma calosidade na borda interna do pé que pode ser dolorosa e incômoda para o uso de alguns tipos de calçados. Também pode apresentar deformidades nos outros dedos do pé e calosidades plantares. O tipo de joanete e o grau de deformidade devem ser avaliados pelo exame clínico especializado e radiografias dos pés.

O uso de órteses para melhorar o posicionamento dos dedos e proteger a proeminência óssea do contato com os calçados ou a utilização de palmilhas pode aliviar parcialmente e provisoriamente os sintomas, porém o seu uso não previne e não corrige a deformidade.

Quando a dor e o desconforto para o uso de calçados fechados é persistente, a correção cirúrgica é necessária. O tipo de cirurgia a ser realizado é variável e depende de algumas fatores que interferem no tratamento, como: idade, gravidade da deformidade, presença ou não de desgaste das articulações envolvidas e a existência de queixas associadas, como deformidades nos outros dedos ou calosidades.

 
  Ir para o topo!  
     
     
     
       
  Contato:   Localização:



contato@cirurgiadopebsb.com.br

(61) 3346-8470
 

Clinica COB - Quadra 715/915 - Cj. A - Bloco D – Ed. Pacini (Térreo e 1o subsolo) – Asa Sul - Brasília DF

HOME - Hospital Ortopédico e Medicina Especializada
SGAS Quadra 613 - Conjunto C - Brasília - DF

   
       
       

 

Copyright© todos os direitos reservados. Proibida a cópia ou reprodução.